quinta-feira, maio 25, 2006

Conselhos de Robert Schumann


O compositor Robert Schumann, umas das figuras mais expressivas do período romântico, deixou algumas das mais belas peças dessa época como a que pudemos assistir terça-feira passada no Teatro João do Vale. Ele também escreveu alguns conselhos para os jovens estudantes de música, nada mais que setenta!
Transcrevo aqui os dez primeiros:



1. A educação do ouvido é da mais pura importância; é conveniente então que logo te ocupes dela, esforçando-te a reconhecer qualquer som que ouça e a tonalidade e cada pedaço de música. Procura também saber quais os sons produzem os sinos, as lâminas etc.

2. Tocar com atenção as escalas e os exercícios mecânicos é ótimo, mas não imite esses pianistas que achando que estão alcançando o máximo resultado, dedicam sempre até a mais avançada idade varias horas diárias aos exercícios mecânicos dos dedos. Isso equivale repetir diariamente, com crescente rapidez as letras do alfabeto. É necessário empregar melhor o tempo.

3. Construíram uns teclados mudos; mas depois de certo tempo de uso te convencerás da sua inutilidade. Como podem os mudos ensinar a falar?

4. Siga bem os compassos! A execução de alguns concertistas parece o andar de um bêbado: não siga a eles como exemplo.

5. Se aprofunde bem cedo às leis fundamentais da harmonia.

6. Não te assustes com os nomes: Teoria, harmonia, contraponto etc.; com um pouco de boa vontade, logo lhe serão familiares.

7. Não toques com negligencia! Executa cada pedaço sempre com muita atenção, sem omitir nada.

8. Tocar muito depressa é um defeito muito grande, assim como tocar muito lento.

9. Procura executar o melhor possível trechos fáceis; terás assim mais beneficio que executando mediocremente composições difíceis.

10. Tenha sempre seu instrumento perfeitamente afinado.