sexta-feira, maio 26, 2006

Solfejo

O solfejo é uma das ferramentas mais importantes para um músico. Ter uma leitura musical fluente é uma das primeiras coisas que um estudante de musica deve perseguir. Um músico que não sabe solfejar é como um escritor que não sabe ler e necessita alguém para fazer isso a ele, ou como seria no nosso caso, correr sempre atrás do auxílio de um instrumento quando tem em mãos uma partitura nova por não ter condições de “escutar” os sons ali imprimidos.
O solfejo é um exercício de memória musical, é preciso treinar o ouvido e a mente para memorizar cada intervalo e as relações entre os graus das diferentes escalas, sejam elas maiores, menores, modais etc.
O aprendizado do solfejo é duro no início e não se devem admitir atalhos, fórmulas mágicas, métodos milagrosos, agora, por exemplo, a moda é o método do dó móvel, que somente é uma ilusão do que seria solfejar, é como um pianista ir atrás de versões facilitadas de sonatas. Se quiserem seguir pelo caminho mais trabalhoso terão como recompensa uma ótima leitura que não se perderá facilmente, pois a base estará sólida.
Comecem a aprender sempre cantando o nome da nota real em qualquer tonalidade. O mais importante na primeira etapa de estudo é estar familiarizado com o senso tonal. Por exemplo, qualquer tonalidade maior terá um mesmo som da escala de dó maior, cante cada escala utilizando o nome real da nota pensando no som do maior, se for ré maior cante RE-MI-FA-SOL-LA-SI-DO-RE com o tom maior na cabeça, assim você cantará as notas alteradas FA# e DO# naturalmente. Qualquer livro de solfejo pode ser utilizada dede que se proceda dessa maneira.
Para as notas alteradas fora da escala o aluno pode fazer o solfejo por intervalos ou o solfejo por arpejos. Para isso tem que memorizar intervalos e treinar arpejos. Eu aprendi a memorizar os intervalos utilizando trechos de músicas conhecidas minhas.
Agora, ao trabalho com o solfejo, se forem dedicado, em seis meses vocês estarão com ele fluente.