domingo, junho 25, 2006

Aulas de Canto: solução de problemas

Ser professor de canto não é uma tarefa simples, implica superar desafios e superar problemas a cada dia. Toda aula surge um problema novo a ser resolvido e tenho que buscar soluções que sirvam para cada aluno. As soluções terão que seguir a mesma linha de trabalho em que estamos trabalhando sem tentar buscar formula mágicas que poderão implicar em dor de cabeça mais tarde.
Não gosto do que chamamos de recursos: recurso para alcançar uma nota aguda, recurso para fazer uma passagem de registro, recurso para isso, recurso para aquilo. Depois de um tempo o cantor só canta com recurso e a naturalidade do canto já não existe mais.
O canto deve se tornar um ato espontâneo como caminhar e isso muitos não entendem, mistificando o canto como algo que somente se consegue com bastante treinamento. Ora, nosso aparelho não pode ser tratado como um instrumento musical qualquer que exige repetições sistemáticas de oito horas de estudo como fazem os pianistas e outros instrumentistas. O processo do canto é mais mental que físico e as soluções para os problemas se resolvem mais rápido pensando que fazendo. Claro que chega um momento do trabalho quando os problemas já estão superados e precisamos trabalhar a resistência para enfrentar um recital. Nesse momento ensaiamos, repetimos, para que o aparelho tenha a resistência necessária para superar o desgaste físico de um recital ou uma ópera.
Encontrar as soluções necessárias para os problemas vocais de cada aluno requer a atualização constante do estudo do professor. Eu até hoje tenho meus contatos abertos com professores mais experientes para pedir conselhos sobre diversos assuntos relacionados ao canto. Tenho um aluno que tinha um problema de fenda nas pregas vocais e pude solucionar sozinho e este aluno hoje canta perfeitamente bem, mas já fiz consultas com outros professores com relação a outros problemas e levo muito a sério o que disse uma Herbert von Karajan em uma entrevista: se não se sabe acerca de um assunto busque alguém que saiba mais que você.

3 Comments:

At 11:45 AM, Blogger Changeit said...

hablas ingles?

 
At 6:10 PM, Anonymous Anônimo said...

" cantar deve ser um ato espontâneo, como andar" perfeito.

 
At 10:19 PM, Blogger Ciro de Castro said...

Yes, I do speak a little.

 

Postar um comentário

<< Home