Recital de alunos
Tenho postado muito pouco essa semana, não tive muito tempo e estamos às vésperas de um recital importante, o primeiro que não é somente uma avaliação de final de semestre para dar notas aos alunos. Já vamos completar dois anos de trabalho desde que voltei.
O amadurecimento técnico dos alunos nesse período foi extraordinário, possibilitando a realização de um recital com o repertório variado e de acordo com as possibilidades de cada um.
Muitos professores nessa fase de trabalho, achando que os alunos já são capazes de cantar qualquer coisa, caem na tentação de dar músicas que exigem muito do aparelho e que podem causar danos que farão o aluno perder alguns anos – senão a vida toda – buscando soluções para problemas muitas vezes graves. Esses alunos são vítimas do ego inflado do professor de canto com formação limitada.
Claro que não devemos dar somente músicas fáceis, pois corremos o risco de que o aluno não mude de nível. Por isso, algumas peças como “Gretchen am Spinnrade” de Schubert são colocadas nesse contexto, lembrando que a aluna já vem com uma preparação de outras peças que possibilitaram chegar a esse nível.
O recital desta quinta-feira terá então três partes, definidas entre canções e árias.
Convido a todos a passar um momento escutando boa música, nesta quinta-feira dia 8 no salão nobre da Escola de Música Lilah Lisboa de Araújo.
1 Comments:
Pense numa pessoa que está ansiosa!
Postar um comentário
<< Home