quarta-feira, julho 26, 2006

O repertório e o público

Fazer música erudita em São Luis do Maranhão significa educar não somente uma platéia que não está acostumada a esse tipo de música, mas também os estudantes de música.
Os estudantes de música em São Luis não estão acostumados a um ritmo de trabalho intenso e a maioria não têm a disciplina de para o estudo individual e de ensaio, querem que as coisas aconteçam sem esforço. Esse tipo de mentalidade vai resultar em recitais mal-ensaiados e que não ajudaram em conquistar um público.
Não sou muito de acordo em que se deva tocar nos concertos somente músicas conhecidas, já fazemos isso há anos. Temos que começar a atrever-mos a colocar peças de autores pouco comuns para ir educando o público a escutar repertório novo. Mas até nesse ponto os próprios músicos criticam quem coloca peças desconhecidas em um programa. Um exemplo disso é que estou querendo levar um moteto de Bach para o festival de coros e muitos já me falaram que não é o local conveniente para interpretar esse tipo de música. Ora, se não podemos interpretar música coral em um festival de coros, aonde vamos fazê-lo?
O problema no festival está no fato de que os corais agora somente querem interpretar arranjos de música popular e deixam de interpretar músicas concebidas para exclusivamente para coro. Não sou contra cantar arranjos, a questão é que cerca de 90% dos coros só interpretam esse tipo de música. Também não devemos esquecer que esses coros são tecnicamente ruins e somente assim podem conquistar um público. Acho que a música popular já tem o seu espaço na mídia e o que devemos fazer é oferecer outro tipo de repertório.

Na Europa o repertório é mais diversificado e quem quer estudar fora não pode se limitar aos “clássicos populares”, deve conhecer os mais diversos autores e mesmos os conhecidos, tentar buscar peças não muito tocadas.
Então, estou nessa batalha solitária para mudar a cabeça dos meus alunos e prepara-los para que possam cantar em qualquer lugar do mundo e não se sentirem inferiores a outros músicos que se prepararam em melhores condições.

3 Comments:

At 10:49 PM, Anonymous Anônimo said...

Essa foi engraçada: "Um exemplo disso é que estou querendo levar um moteto de Bach para o festival de coros e muitos já me falaram que não é o local conveniente para interpretar esse tipo de música. Ora, se não podemos interpretar música coral em um festival de coros, aonde vamos fazê-lo?"

Mas a gente vai fazer msm? Quando tem ensaio?

 
At 1:00 PM, Anonymous Anônimo said...

Inovar...ousar...sem dúvida é algo muito excitante.

 
At 12:36 PM, Anonymous Anônimo said...

humm..arrocha..
esse povo só quer saber de calipso..assim naum dah..
falou bunitu teacher...
a gente vai tentar naum se sentir inferior..
hauhauh
bjus

 

Postar um comentário

<< Home