quarta-feira, agosto 16, 2006

Aulas de canto: a voz do personagem

Durante a minha preparação vocal com Ángeles Chamorro em Madrid, o que sempre ouvia era que eu tinha que ter o personagem na cabeça, pensar como ele, que a voz sairia fluente. Levou muito tempo até realmente compreender e cantar dessa forma. Na época parecia uma coisa impossível de fazer e que quando descobri a maneira não imaginava o quanto é simples o que ela queria. A tendência é tentar fazer uma caricatura vocal do que imaginamos.
Quando preparamos uma peça, qualquer que seja - uma canção, um Lied, uma ária de ópera – devemos montar o personagem correspondente em nossa cabeça, dessa maneira a voz do personagem aparecerá. O problema está em manter o nosso próprio timbre e não tentar fazer uma imitação do que pensamos de como seria a voz do personagem. Se o personagem tem uma personalidade forte, a tendência do aluno será tentar dar mais peso e escurecer a voz e com os personagens mais leves deixar de fazer o apoio necessário para cantar.
Entender esse ponto é importante para que atingir um ótimo desempenho em cena, não esquecendo dos princípios básicos da voz cantada, que são: a palavra, o legato e o fraseado.