sexta-feira, outubro 06, 2006

Solfejo

Proponho um exercício básico para melhorar o solfejo, na próxima postagem vou incluir novos elementos. Esses exercícios são para alunos já iniciados.
Solfejar é saber utilizar a memória para cantar ou “escutar sem cantar” uma partitura musical sem necessidade de um instrumento ou simplesmente do Lá de um diapasão. Quem utiliza instrumento antes mesmo de cantar as notas não está solfejando, somente repetindo as notas que estão sendo tocadas pelo instrumento. Se você estuda dessa forma e acha que está solfejando, não se engane e não perca mais tempo com isso, desista, pois não estás acrescentando nada ao seu estudo musical.
O primeiro exercício básico que proponho é cantar uma escala maior completa de Do a Do. Falando o nome real de cada nota.
Agora cante a mesma escala somente com la,la,la sem dizer o nome da nota mas prestando atenção no som. Lembrar de somente utilizar um instrumento como apoio, somente toque a nota para certificar se você está na altura correta depois que já cantou a nota. Memorize o som da escala maior.
Agora cante a nota Ré e inicie uma nova escala com ela com o mesmo som da escala de Do. Isso se chama transpor. Cante Ré, Mi, Fá, Sol, Lá, Si, Do, Ré. Cante também as notas alteradas. Para isso se a nota é Do# não articule “dó sustenido”, diga somente dó.
Depois siga com outras notas cantando a escala maior começando com cada uma delas. Se tiver dificuldade com a altura, não importa se está cantando mais grave ou mais agudo, o objetivo do exercício é a memorização da escala maior.
Depois faça a mesma coisa com o arpejo, ou seja, cantar somente a tônica, a mediante, a dominante e a tônica oitava acima de todas as notas e também das notas alteradas.
Cante então Do, Mi, Sol, Dó - Dó, Sol, Mi, Dó; Ré, Fa#, Lá, Ré – Ré, Lá, Fá#, Ré.
Como vai perceber depois, estará cantando as alterações sem dificuldades, somente imitando a escala de Dó maior.
Faça os arpejos de todas as notas naturais e alteradas.
Indicarei o próximo passo na próxima postagem.