sexta-feira, outubro 12, 2007

Maracanto

O Maracanto – Concurso Nacional de Canto Lírico do Maranhão – terminou no dia 30 de outubro com a premiação e apresentação dos candidatos das três categorias: Junior (até 21 anos); Sênior (alunos acima de 21 anos) e Máster (alunos de pós-graduação e profissionais).
Meus três alunos participantes receberam os terceiros prêmios das categorias Junior e Sênior - José Ferreira e Cleidiane Santos respectivamente - e o primeiro prêmio da categoria Junior - Thaynara Oliveira.
O nível do concurso estava muito baixo, mesmo os meus alunos não cantaram bem e sabem disso, tenho consciência que ainda há muito trabalho pela frente. Um professor não deve se iludir e deixar-se levar pela emoção e empatia com o aluno, achando que ele está bem quando na realidade não está.
Não vou levantar polêmicas sobre o assunto. Acho que os candidatos devem estudar mais e tentar ir a concertos de artistas internacionais altamente qualificados, se não puderem, existe vídeos disponíveis na internet. Um vídeo bastante didático é o produzido pela BBC sobre o concurso de canto “Singers of the World” in Cardiff.
Nesse vídeo se observa a postura dos candidatos para cada tipo de música (Eles não se movimentam pelo palco, mesmo nas árias de ópera. É ridículo se não existe elemento cênico).
Estou postando a seguir alguns momentos dos meus alunos.

1º prêmio categoria Junior: Thaynara Oliveira.
"Trovas" de Albeto Nepomuceno




3º prêmio categoria Master: Cleidiane Santos
"Quem sabe?" de Carlos Gomes






3º prêmio categoria Junior: José Ferreira
"Seresta da Saudade" de Babi de Oliveira