domingo, julho 30, 2006

Recital de Canto


Dia 29 de agosto daremos início oficialmente na Escola de Música do Estado do Maranhão uma nova experiência em termos pedagógicos, que será uma pequena prévia do espetáculo “Cena Lírica em Mozart”.
Iremos colocar no palco cenas das quatro mais importantes óperas de Wolfgang Amadeus Mozart – Cosi fan tutte (foto), Le Nozze di Figaro, Don Giovanni e Die Zauberflöte (A Flauta Mágica).
Será uma experiência única, pois nunca havia sido realizado por alunos desta escola.
Convido então todos para participar dessa experiência dia 29 e 31 de agosto no Auditório da Escola de Música do Maranhão – Lilah Lisboa de Araújo.

Início de semestre

Estamos chegando ao fim desse período de férias escolares. Terça-feira, dia 1º, inicia uma nova etapa nessa nossa busca pelo conhecimento. É também quando se completam dois anos desde o meu retorno a São Luis, dois anos de muito trabalho e satisfação de ver muitas idéias tornarem realidade.
Esse semestre, nós estaremos pondo em prática o trabalho que propomos realizar desde o inicio deste ano, o espetáculo “Cena Lírica em Mozart”, e ao mesmo tempo iniciar um novo ciclo para futuras produções.
Devemos olhar para o futuro lembrando dos erros do passado para tentar dessa maneira buscar o equilíbrio e sensatez no nosso árduo caminho ao conhecimento.

quarta-feira, julho 26, 2006

O repertório e o público

Fazer música erudita em São Luis do Maranhão significa educar não somente uma platéia que não está acostumada a esse tipo de música, mas também os estudantes de música.
Os estudantes de música em São Luis não estão acostumados a um ritmo de trabalho intenso e a maioria não têm a disciplina de para o estudo individual e de ensaio, querem que as coisas aconteçam sem esforço. Esse tipo de mentalidade vai resultar em recitais mal-ensaiados e que não ajudaram em conquistar um público.
Não sou muito de acordo em que se deva tocar nos concertos somente músicas conhecidas, já fazemos isso há anos. Temos que começar a atrever-mos a colocar peças de autores pouco comuns para ir educando o público a escutar repertório novo. Mas até nesse ponto os próprios músicos criticam quem coloca peças desconhecidas em um programa. Um exemplo disso é que estou querendo levar um moteto de Bach para o festival de coros e muitos já me falaram que não é o local conveniente para interpretar esse tipo de música. Ora, se não podemos interpretar música coral em um festival de coros, aonde vamos fazê-lo?
O problema no festival está no fato de que os corais agora somente querem interpretar arranjos de música popular e deixam de interpretar músicas concebidas para exclusivamente para coro. Não sou contra cantar arranjos, a questão é que cerca de 90% dos coros só interpretam esse tipo de música. Também não devemos esquecer que esses coros são tecnicamente ruins e somente assim podem conquistar um público. Acho que a música popular já tem o seu espaço na mídia e o que devemos fazer é oferecer outro tipo de repertório.

Na Europa o repertório é mais diversificado e quem quer estudar fora não pode se limitar aos “clássicos populares”, deve conhecer os mais diversos autores e mesmos os conhecidos, tentar buscar peças não muito tocadas.
Então, estou nessa batalha solitária para mudar a cabeça dos meus alunos e prepara-los para que possam cantar em qualquer lugar do mundo e não se sentirem inferiores a outros músicos que se prepararam em melhores condições.

Ensaios do "Cena Lírica em Mozart"

Momento do ensaio do dueto da Susanna e Condessa da ópera "As Bodas de Figaro"

segunda-feira, julho 24, 2006

Exumaram Farinelli


Vi essa notícia em Opera Today http://www.operatoday.com/
Exumaram os ossos de Farinelli, o mais famoso castrato, para estudo em Bolonha, Itália. Pretendem fazer um estudo biomédico utilizando raios X e scaner.
A reportagem pode ser lida nos seguintes endereços: http://entertainment.timesonline.co.uk/article/0,,23569-2267386,00.html e http://www.estadao.com.br/ciencia/noticias/2006/jul/13/160.htm

domingo, julho 23, 2006

Blog

Passei quase todo o dia atualizando o layout do blog. Ainda faltam detalhes, mas algumas coisas que não tinham antes, como um espaço para links e minha biografia, já consegui incluir. Nada mal para quem só sabe utilizar o computador para ler e-mails e notícias.

"Cena Lírica em Mozart". Fotos


Nessa fase dos trabalhos de preparação do espetáculo “Cena Lírica em Mozart”, os alunos começam a utilizar os recursos aprendidos nas aulas de teatro unindo-os com a música, um processo que leva um tempo para adaptar, pois exige uma perfeita sincronia entre a música e o movimento. Eles terão que limpar todos os movimentos para que no final nada possa estar fora do lugar.

quarta-feira, julho 19, 2006

"Cena Lírica em Mozart"

A estréia do espetáculo “Cena Lírica em Mozart” que estréia na Escola de Música do Maranhão dia 29 de agosto está na reta final de ensaios. O programa já está definido e segue abaixo.



CONCERTO


Così fan tutte

- Terzettino (Fiordiligi, Dorabella, Don Alfonso): Soave sia il vento.
- Duo (Guglielmo, Ferrando) e coro.
- Ária de Guglielmo: Donne mie, la fate a tanti.

Le nozze de Figaro

- Duo Figaro/Susana.
- Ária de Figaro: Non più andrai farfalone amoroso.
- Ária do Cherubino: Voi che sapete.
- Duettino: Susanna, Condessa: Che soave zeffiretto.

INTERVALO

Don Giovanni

- Ária de Leporello: Madamina, il catalogo è questo.
- Dueto (Don Giovanni, Zerlina): Là ci darem la mano.
- Ária de Zerlinda: Batti, batti o bel Masetto.
- Trio (Il Commendatore, Don Giovanni, Leporello) e coro: Ah signor... per carità!...

A Flauta Mágica


- Ária do Papageno: Der Vogelfänger bin ich ja.
- Ária do Tamino: Dies Bildnis ist bezaubernd schön.
- Quinteto (Papageno, Tamino e as Três Damas): Hm! hm! hm!
- Dueto (Papageno, Pamina): Bei Männern, welche Liebe fühlen.
- Ária de Pamina: Ach ich fühl’s, es ist verschwunden!
- Dueto (Tamino, Pamina) e coro: Wir wanderlten durch Feurgluten.
- Dueto (Papageno, Papagena): Pa, pa, pa.
- Coro final (Tutti)

domingo, julho 09, 2006

Mundança de datas do espetáculo "Cena Lírica em Mozart"

O espetáculo “Cena Lírica em Mozart” terá pré-estréia dias 29 e 31 de agosto no auditório da Escola de Música do Maranhão.
As récitas no Teatro João do Vale acontecerão nos dias 19 de setembro e 04 de outubro.

quarta-feira, julho 05, 2006

Recital-prova


Hoje tivemos o último ensaio antes da prova de final de semestre que acontecerá amanhã, quinta-feira no Salão Nobre da Escola de Música do Estado do Maranhão.
Os alunos do primeiro semestre também participarão cantando alguns exercícios do livro de 50 lições do Concone. É importante que participem, mesmo que cantem algo tão simples, pois terão que se acostumar com o palco.
O recital terá inicio às 17:00 horas.

domingo, julho 02, 2006

Capela Brasileira no 30º FEMACO


Capela Brasileira está inscrita no 30º FEMACO para o qual está preparando uma obra do mestre de Leipzig J.S. Bach. Trata-se do moteto Jesu meine Freude BWV 227 na íntegra intercalados de solos e acompanhados de baixo contínuo, como era comum na época.